BLOG

Tudo que você precisa saber antes da Colação de Grau

25/01/2021 - 1

compartilhe


Durante a jornada acadêmica várias questões cercam os alunos e a Colação de Grau é uma dessas questões. 

Um dos momentos mais aguardados da vida acadêmica com certeza é a Colação de Grau, essa ocasião é cercada de dúvidas e questionamentos por parte dos formandos, além de toda a emoção que acompanha a própria.

Mas você, formando ou formanda, sabe realmente como funciona uma colação de grau e todos os protocolos em torno desse dia? Então, fica ligado em tudo que temos para te mostrar!

Foto de formando no palco odontologia LCL eventos

 

Por que realizar a colação de grau?

 

Calma aí jovem, a colação de grau não se trata sobre a festa de formatura, isso é assunto para outra hora!

A colação de grau é uma cerimônia realizada no último ano de faculdade ou no ano seguinte, após o encerramento das aulas. A partir daí, o formando(a) passa a ser nomeado pelo título ao qual está colando grau: bacharel(a) e/ou licenciado(a). A colação é uma solenidade permitida apenas a quem obteve aprovação acadêmica em todas as disciplinas recorrentes do curso ao qual se dirige.

A solenidade da colação de grau é obrigatória, ao contrário da festa de formatura que é opcional de cada um. O formando pode até requisitar uma cerimônia intimista, podendo assim, colar grau em gabinete ou na reitoria, como chamamos. Na cerimônia, os alunos recebem o seu diploma de conclusão de curso (geralmente de forma simbólica), já que o mesmo pode ser retirado alguns dias após a solenidade.

É muito importante ressaltar que cada instituição de ensino tem os seus próprios protocolos relacionados ao dia da colação de grau, isso vai desde a cor na faixa da beca de cada curso, até quantos professores são convidados para serem homenageados e quantos alunos irão discursar durante a realização da cerimônia.

 

Quem participa da colação de grau?

 

As cerimônias de colação de grau contam com a presença de algumas autoridades ligadas diretamente à universidade. Em um ato solene e público, normalmente se fazem presentes, os formandos e seus convidados, oradores, padrinhos, homenageados, patronos, paraninfos, reitor, diretor, professores e demais membros da instituição.

O patrono significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens. O nome dele irá constar no convite e ele fará parte da mesa de honra na cerimônia da colação de grau, porém este não discursa no dia. 

O paraninfo seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma e será a pessoa que fará a entrega do diploma aos seus afilhados. Ele também fará um discurso, que será “a última aula” que ministrará aos seus afilhados.

Formanda de odontologia tirando foto de formada LCL eventos

 

A vestimenta para a colação de grau

 

Neste dia em específico os alunos utilizam a tradicional beca, o capelo e também a faixa na cor do curso, os quais são itens obrigatórios que compõem a vestimenta.

 As cores das faixas são relativas, cada curso possui uma cor em específico que varia de instituição para instituição. Todas as cores de faixas representam uma pedra de energia, a qual também representa o próprio curso. 

Formanda de odontologia vestindo beca para formatura LCL Eventos

 

Ensaio geral para a colação de grau

 

O ensaio geral acontece na semana da colação, serve para designar o lugar de cada aluno no palco, como será o recebimento do capelo, principalmente como se deve colocar o capelo na cabeça, já que isso é papel para o próprio formando. 

Neste dia também ocorre o conhecimento da ordem dos discursos que acontecem no dia da colação e claro, como cada um dos alunos que irá discursar deve se portar. 

Devemos levar em consideração, como citado anteriormente, que cada instituição de ensino tem os seus próprios protocolos durante as cerimônias de colação. Mas temos certeza que todas são planejadas com muito carinho para todos os formandos. 

E aí, o que achou deste conteúdo? Caso ainda existir dúvidas você pode entrar em contato com a gente!

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos