BLOG

Ensino médio regular vs. ensino técnico: qual escolher?

28/08/2021 - 1

compartilhe


Sabemos que para alguns de vocês o ensino médio diz muito sobre o que fazer logo após esse período.

Enquanto, para alguns é muito simples estar nos anos finais, para outros, é uma porta para o mercado de trabalho, aí surge o ensino médio técnico e a dúvida do que fazer.

Mas vocês sabem como decidir e escolher uma ótima opção para começar a investir no seu próprio futuro?

Se sua resposta for não, vamos mostrar aqui as principais características de ambos os ensinos, suas qualidades e como cada um pode auxiliar o seu futuro no mercado de trabalho.

Por qual devo optar?

Ainda há uma grande dúvida entre alguns alunos sobre qual dos dois escolher. Algumas escolas oferecem as duas modalidades de ensino para os seus alunos. Outras são especializadas apenas em ensino médio profissionalizante.

Antes de tudo, vocês precisam estar cientes sobre o que significa cada um desses modelos de ensino:

O Ensino Médio corresponde ao ensino instituído em uma escola contínua, enquanto Ensino Técnico é aquele em que existe um diploma oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias específicas ao final do ensino.

Neste caso, o ensino médio regular, diferentemente do ensino técnico, é contínuo e abrange uma série de assuntos diversos: linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas. São os conhecimentos “de base”, essenciais para a formação do aluno.

Já o ensino técnico e uma formação feita juntamente com o ensino médio, são extremamente focadas no aprendizado de uma profissão, para que o aluno já esteja preparado para o mercado de trabalho, logo após o ensino médio.

Entretanto, a carga horário dos dois difere muito, enquanto o ensino médio regular corresponde a matriz comum dos anos finais, o ensino médio técnico possui muitas aulas práticas e simulações dos acontecimentos no cotidiano.

A divisão da grade do ensino médio técnico é comum como a do ensino regular, mas em contra partida não é tão engessado como tal, realmente é para alunos que pretendem ter uma breve formação e ingressar logo no mercado de trabalho.

Ensino médio regular

Todos possuem conhecimento, de que a educação básica no Brasil, vai do ensino fundamental ao médio, as quais foram dividas em etapas de acordo com a faixa etária dos alunos. Esse trata-se do ensino regular.

Ensino regular ou escola regular é aquela que segue a grade escolar comum com níveis de ensino de acordo com a faixa etária, como já falado anteriormente.

No Brasil as escolas de ensino regular são divididas em públicas e privadas. Divide-se entre as disciplinas de base nacional comum, português, matemática, geografia... E o inglês que integra a parte variada do ensino e é obrigatório durante os anos finais.

Ensino médio técnico

Está pode ser uma ótima opção para você aluno ingressar no mercado de trabalho muito mais rápido.

Também é reconhecido como ensino técnico integrado. Isso significa que a instituição, oferece uma formação rápida à você, interligada ao ensino médio regular.

Neste modelo, você pode cursar o ensino regular normalmente como nas demais instituições, mas juntamente irá cursar disciplinas técnicas para a sua formação no curso que escolher.

Dessa forma, quando você terminar a sua formação, terá em mãos o diploma do ensino regular e também do curso técnico, possuindo assim uma capacitação a mais, pronto para começar a exercer.

Um não é melhor que o outro

Entendemos que talvez para você seja algo difícil para decidir, mas aconselhamos seguir aquilo que se mais te agrada e que se encaixa perfeitamente no que você procura.

Está procura pode ser tanto profissionalmente a longos anos ou mesmo para o seu futuro próximo. Talvez o seu desejo seja cursar uma faculdade no mesmo âmbito deste curso técnico.

Tomar grandes decisões nunca será uma tarefa fácil, mas preze pelo melhor a você.

Nenhuma das opções é melhor que a outra, cada uma delas tem suas particularidades e independente da sua escolha, ambas podem lhe trazer ótimos resultados como profissional.

Sabe que pode contar conosco para tirar qualquer dúvida que possa surgir durante a sua escolha, estamos sempre a disposição para uma boa conversa.

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos