BLOG

Discurso de formatura, como construir o seu e arrasar!

28/05/2021 - 1

compartilhe


Um dos momentos mais emocionantes que acontecem durante a colação de grau, são os minutos reservados para o discurso de formatura.

Neste tempo em si, discursão, o juramentista, o orador e o paraninfo, peças com papéis super importantes durante a solenidade.

Neste post, vamos explicar direitinho o papel de cada discursista e como construir um discurso de arrepiar para arrasar na sua formatura.

O que é um discurso de formatura?

A colação de grau é umas das solenidades mais importantes para o tão aguardo momento esperado por todos os formandos durantes os anos na faculdade. Durante o acontecimento da mesma, vários são os momentos de celebração, um desses é o discurso de formatura.

O discurso de formatura é um dos grandes momentos da solenidade. Neste instante, toda a história e caminho percorrido pela turma é relembrado em palavras, ressaltando as melhores e as piores fases de todos, com muito humor e emoção. Sem deixar de pontuar e agradecer a todos os demais envolvidos neste processo.

Principais discursistas e seus papéis

Como já mencionado anteriormente, algumas pessoas encolhidas pela turma, discursão neste dia, mas você sabe qual é papel de cada um deles? Nós explicamos!

Juramentista

Os acadêmicos devem escolher um aluno formando para conduzir a turma no juramento oficial do curso. Aquela pessoa, que jura seguir a profissão a risca em nome de toda a turma.

Orador

Formando escolhido pelos acadêmicos para proferir um discurso em nome da turma. É importante que tenha uma boa oratória, boa dicção, fluência verbal, seja desinibido par falar aos convidados a respeito do curso, colegas e professores.

Paraninfo

Professor homenageado que fará um discurso conhecido como "última aula", ele é um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma que irá se formar. É uma pessoa que ampara e incentiva os formandos, por isso é homenageado como forma de agradecimento por todo o apoio prestado aos formandos durante o curso ou em algum momento específico.

Colação de formatura Joaçaba LCL eventos

Construindo o discurso de formatura

A turma toda votou, e você foi o escolhido para fazer o discurso de formatura. O orador tem uma grande responsabilidade em representar os demais na frente de todos. Os professores estarão lá, uma parte do corpo docente da universidade e principalmente os seus familiares e dos demais colegas.

Não há o que temer, é bem provável que quase todo mundo que já precisou montar um discurso, esteve na sua situação. Sabemos o quão difícil pode ser para algumas pessoas realizar essa tarefa tão importante, por isso preparamos certas dicas para te ajudar.

Portanto, temos a certeza que depois das nossas informações, você estará muito mais preparado e confiante para escrever o seu discurso de formatura.

Encontre um tema

Para aonde você irá direcionar as suas palavras? É importante saber sobre o que você falar, dessa forma você terá um norte para seguir.

Pense em algo marcante para a turma, que signifique muito para todos, fale sobre os perrengues onde a turma esteve junta para resolver os dilemas ou quem sabe do crescimento de cada um durante os anos na faculdade.

Além disso, lembre da estrutura do texto, o que é muito importante para o entendimento de todos, abertura, desenvolvimento e conclusão.

Discurso de formatura pronto, nem pensar

Além de que, não fará sentido nenhum para todos os presentes, discursos prontos acabam sendo identificados.

Um discurso pronto vai deixar de lado toda a sua identidade e da sua turma, cada um tem a sua história e isso serve também para os seus colegas formandos.

Claro que você pode usar uma frase ou outra de algum autor conhecido, durante o seu discurso. Mas, tente ao máximo expressar exatamente quem você é em cada palavra escrita e falada.

Discurso de formatura LCL eventos

Compartilhar as experiências

Uma forma de fazer com que todos os convidados possam entender o seu tema central, é a partir da experiências compartilhadas.

Claro que essas histórias contadas precisam realmente fazer sentido com a realidade vivenciada por toda a turma durante os anos de estudo.

Compartilhe seus sentimentos com relação a cada uma das etapas que você menciona durante o discurso de formatura, ou quem sabe revele alguns dos sentimentos dos seus próprios colegas.

Com toda a certeza, cada um de vocês viu e passou por todas as situações de formas diferentes e de maneiras singulares.

Seja simpático e entusiasmado

Um dos pontos fortes de um discurso de formatura é sem dúvidas a forma como o orador redige as suas palavras para os ouvintes.

Seja extremamente simpático, carismático e acolhedor. De nada adianta você ter uma ótima dicção, escrever o discurso perfeito e ficar completamente fechado durante a sua exibição.

Seja memorável, conte histórias engraçadas, seja sarcástico, promova boas risadas aos ouvintes, o discurso precisa fazer sentido para todos.

Por mais forte que o seu discurso seja, esse momento é de muita comemoração, seja o mais brilhante.

Mantenha o foco no discurso de formatura

Mantenha-se focado no seu objetivo de realizar um bom discurso.

Uma dica muito válida, é treinar o seu discurso na frente do espelho, várias vezes. Você não precisa decorar o mesmo, apenas treinar a sua dicção e a entonação de voz na hora de falar.

Contudo, temos plena certeza de que você fará um discurso memorável e será extremamente elogiado por todos, seja você mesmo o tempo todo, use palavras realmente pensadas por você.

E claro, caso sinta dificuldade durante todo o processo de construção você pode contar com a gente, estamos prontos e empolgados em poder ajudar sempre!

Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de nos contar, nossas redes sociais estão aí para interagirmos com todos.

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos