BLOG

Beca de formatura, conheça a sua origem

03/09/2021 - 1

compartilhe


Uma das cerimônias mais esperadas por todos os formandos, com certeza é a colação de grau. E um dos símbolos mais marcantes da própria colação é a vestimenta, mais conhecida como "beca de formatura", ou talvez você à conheça como "toga".

Mas, indiferentemente, em todo o mundo as cerimônias de colação de grau em graduação, utilizam a vestimenta durante a solenidade.

A beca é um dos símbolos mais representativos do fim da graduação, caracterizada por possuir forte significado, difere os cursos de graduação a partir da sua cor de faixa.

Mas, se você ainda sabe pouco sobre esse acessório essencial na colação de grau, vamos explicar tudo sobre a origem dessa tradição nas solenidades e o que compõe a beca por completo.

Qual a origem da beca de formatura?

A origem do uso da beca de formatura, teve início nas universidades francesas juntamente com o surgimento do Reitor (autoridade máxima dentro do campus).

Foi introduzida as colações de grau por ser um símbolo de mérito e compromisso social. Assim, diferenciava os formandos dos demais convidados.

A beca também, ainda hoje pode representar o encerramento de ciclos, a passagem de estudante/acadêmico para agora formado. Além de que evidencia a responsabilidade da pessoa que à veste a partir daquele momento.

O uso da beca hoje em dia

Nos dias de hoje, a beca é utilizada em sessões jurídicas, as mais importantes e de maior impacto. Também continua sendo usada nas cerimônias de colação de grau, como vestimenta oficial.

Possui importante relação com ambos os casos, no momento da colação de grau é ainda composta por outros acessórios bem marcantes e significativos.

A colação de grau é um acontecimento gigantesco para um formando e sua família, ligada a inúmeros significados para ambos. A beca de formatura só vem a agregar neste dia tão marcante.

A vestimenta é composta por outros itens bem importantes também, e a famosa faixa que difere um curso de graduação do outro.

Composição da beca de formatura

Como mencionado anteriormente, a vestimenta para a colação de grau possui outros componentes bem marcantes também e necessários.

Beca de formatura

Apesar de considerarmos a vestimenta completa como beca, esse item em si, trata-se apenas da toga preta que os formandos utilizam. Ela é a base de todo o resto que compõe a toga. Trata-se de um composto por mangas longas e comprimento até os calcanhares.

Capelo

Capelo teve origem da palavra italiana (capello) e significa “chapéu”. Propriamente como o nome já diz, este é o famoso chapéu ou capelo que se encaixa na cabeça do formando. Representa o então título dado aos formandos.

No momento em que o formando recebe seu título de graduação, coloca e o capelo na cabeça, representando assim que está formado. Se difere em preto para os formandos e branco para o Reitor da instituição.

O capelo é de uso obrigatório, mas só deve ser posto na cabeça, assim que o formando receber o grau. O cordão deve estar sempre ao lado esquerdo acima do ombro.

Jabor

Vocês podem até achar ele muito semelhante a um babador (risos). Este item deve ser usado abaixo do pescoço do formando, sempre na cor branca para se destacar da beca.

Pelerine ou capa

A famosa capa, esse item vai sobre os ombros do formando, por cima de toda a vestimenta.

Algumas são toda em preto, outras possuem a cor do curso em específico no outro lado e deve ser virada assim que o formando receber o grau de graduação.

Faixa

A faixa é posta na cintura do formando, essa sim possui a cor específica do curso de graduação, independente do modelo de beca a faixa sempre será colorida.

Ela é um dos principais símbolos para identificação do curso, por ter variedades de cores. Há casos em que os formandos usam a mesma sobre os ombros.

A cor da faixa da beca de formatura

Vamos detalhar um pouco mais para vocês, do que realmente se trata a faixa da beca e por que ela possui diferentes cores.

As cores das faixas podem variar muito de estado para estado, de acordo com os conselhos regionais. Mas de qualquer forma elas estão presentes.

Faixa Azul

O azul representa sabedoria e a criatividade e é representado pela pedra safira. É uma cor que acalma a mente e estimula. Representa os cursos ligados a área das exatas, como as Engenharias.

Faixa Vermelha

O vermelho que representa confiança, liderança e poder e é representada pela pedra rubi. É uma cor forte e presente com muito poder. Representa os cursos ligados a área de humanas, como Direito.

Faixa Verde

A cor verde está ligada a cura e a melhoria da saúde e bem-estar. É uma cor que gera proteção e cuidado. Representa os curso propriamente ditos à saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia.

Por que devo saber sobre a beca?

Bom, queremos deixar vocês a par de tudo que acontece durante o dia da colação de grau, entender sobre cada um dos símbolos mais importante dessa solenidade faz com que vocês fiquem mais familiarizados com todos os protocolos.

E é claro que vocês podem contar com a gente para tirar qualquer dúvida, antes, durante e depois da colação de grau.

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos