BLOG

Roupa masculina para formatura: como escolher?

13/05/2021 - 1

compartilhe


Se você é do time do "para homem é mais fácil", ou "é só ir de terno" ou, até mesmo, se você não faz ideia de qual a roupa masculina para formatura certa para usar, esse post que escrevemos é para você.

Muita gente acredita que a escolha de roupa é difícil para mulher (e, com certeza é), mas não podemos esquecer que as mesmas tendências que levam as mulheres a escolherem suas roupas para o evento, elas também servem para a moda masculina.

Por isso, fica aqui com a gente nesse post, pois detalharemos para você como você pode escolher e se vestir corretamente para a formatura.

Qual a importância de escolher bem a roupa masculina para formatura?

Você chegou até aqui nesse parágrafo achando que, provavelmente, o "certo" para o homem em uma formatura é o famoso "terno e gravata", não é?

No geral, você não está completamente errado, porém, não está 100% certo. E por que isso?

Basicamente, é importante entender que a moda masculina, assim como a feminina, também segue tendências e evolução ao longo do tempo e, apesar do tema da formatura ser, geralmente, fino, é sempre bom estar ligado no que aquela determinada festa está demandando.

Resumindo, você não vai querer ir a uma colação de grau ou festa de formatura com traje de gale se a festa demandava traje casual chic, não é mesmo?

Não entendeu o que disse? Então fica nesse post que irei te explicar tudo!!

Homem segurando opções de roupas para homens LCL eventos

Como escolher a roupa masculina para formatura?

Entendemos a importância da escolha correta da roupa masculina para formatura, agora vamos te passar algumas dicas de como realizar essa decisão.

Mas antes de detalharmos as dicas, saiba que cada evento é um evento e cada ano é um ano, e a moda está sempre em constante mudança.

Dado isso, as ficas aqui servirão para você saber escolher a sua roupa para a festa, mas sem errar na letra.

Sem mais delongar, os pontos que você deve analisar para decidir qual roupa escolher são:

  • Obrigatoriedade de algum traje;
  • Conforto;
  • Tendências;
  • Acessórios;

Vamos detalhar um pouco cada um desses pontos para você não errar na hora de escolher sua roupa.

Obrigatoriedade de algum traje

Pode parecer estranho para alguém que não esteja tão familiarizado com isso, mas existem diferentes tipos de roupas "chiques" e, até mesmo, de ternos.

Por isso, dependendo de cada evento, é definido pelos próprios organizadores, qual deve ser o estilo que se deve vestir.

Não se assuste, você não precisa ser um profissional da moda aqui, por isso estamos aqui para te ajudar!!

O mais importante é você entender alguns termos para não errar na hora de escolher. Vamos a eles:

  • Casual Chic: Casual lembra aquele momento um pouco menos informal. Então, é liberado uma calça jeans que combine com a sua camisa com corte bonito, jovial. Quem sabe um blazer descolado;
  • Esporte fino: Acho que esse é o mais conhecido. Logo, dado a mistura do esporte com o fino, aqui é aconselhável utilizar uma calça de terno, camisa e um blazer, ou até mesmo um colete;
  • Passeio completo: Eu diria que esse é o famoso "terno e gravata", traje de roupa masculina tradicional. Calça, camisa, gravata, sapato e casaco de terno;
  • Traje de gala: Esse é aquele rolê dos rolês. Fino dos finos. Aqui é aconselhável utilizar um smoking completo, inclusive com gravata borboleta (muitos formandos gostam de usar esse apenas entre eles para se destacar dos demais).

Conforto sempre

Mais claro que o título não há. Independente da elegância que se demande de alguma festa, é sempre necessário estar confortável com aquilo que veste.

Isto é, imaginemos que você vá a uma festa de formatura, onde o traje solicitado é o passeio completo.

Lembre-se sempre de que, mesmo de terno e gravata, o corte daquele traje deve deixar você confortável, sendo fácil de mexer e esticar os braços.

Até porque você vai ficar com aquela roupa por pelo menos umas quatro horas, certo? Se não, mais!

Tendências de moda para roupa masculina para formatura

Como falei várias vezes no começo desse post, a moda muda tanto que é praticamente impossível escrever esse texto sem saber se amanhã a tendência da moda será igual.

Portanto, caso você esteja procurando qual roupa comprar, ou está indeciso na cor do terno, no tamanho da gravata, dê uma olhada o que falam as autoridades da moda para estar por dentro.

Um exemplo prático e rápido disso foram as mudanças na quantidade de botões do paletó do terno. Ele pode transmitir que tipo de perfil você é, mais tradicional ou mais moderno. Veja o que esse post fala sobre isso.

Acessórios

A nossa dica aqui é seguirmos no "menos é mais". Ou seja, se está com medo de exagerar, reduz. Pense que, assim como a decoração da festa está para formatura, o acessório está para sua roupa.

Como disse Leonardo da Vinci: "A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação".

Em uma live realizada entre nossa equipe e a empresa de moda NoivaLinda (clique aqui para ver a live), a convidada comentou que acessórios masculinos continuam como tendência em 2021, logo, não precisa ter medo de usá-los.

Por fim...

Para concluir, acreditamos que, apesar das nossas dicas, não se sinta obrigado a seguir a risca cada uma das dicas. Pesquise, procure e, se quiser, inove.

Não, relaxa, não estou sendo contraditório. Nosso objetivo aqui foi te ajudar a escolher a roupa masculina para formatura, principalmente, se você não tinha ideia de como fazer isso.

Mas, se caso, você quer ser autêntico e você mesmo, vai com tudo...

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos