BLOG

Networking na faculdade: 5 dicas de como construir

15/04/2021 - 1

compartilhe


Networking, nada mais é que uma rede de contatos, profissionais ou não que você acaba construindo com pessoas do seu meio e do seu dia a dia, colegas de trabalho, amigos, eventos dos quais você participa, entre outros. Mas você sabe como construir um bom networking dentro da faculdade, nos seus anos de graduação? A construção de uma rede de contatos durante a faculdade pode te ajudar, e muito no anos seguintes dentro da sua área profissional.

Quer saber mais como aproveitar esses momentos, aumentar e desenvolver a sua cadeia de contatos ainda na faculdade? Continue nesse post conosco.

Imagem representativa de networking LCL eventos

Afinal, o que é networking?

Networking significa: ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua.

Portanto, como mencionado anteriormente, networking é uma rede de contatos, que serve para aumentar seu conhecimento geral sobre os assuntos, compartilhar experiências e adquirir novas.

Contatos profissionais que podem auxiliar o início da sua caminhada, assim que encerrar a faculdade e estiver apto ao mercado de trabalho.

É válido mencionar que isso não significa que qualquer relacionamento deve ser usado para o desenvolvimento do seu lado profissional ou dos seus projetos de cunho profissional, é importante lembrar que trabalhar o lado pessoal também é super importante. Conhecer pessoas novas é essencial para todos os sentidos da vida.

Por que devo construir um Networking durante a faculdade

No período em que estamos na faculdade, as possibilidades são gigantescas, concordam? Muitas vezes deixamos algumas oportunidades passar por conta da demanda vinda do próprio curso, mas conhecer pessoas novas não exige tanto assim da sua capacidade intelectual.

Dentro da faculdade acabamos tendo contato com muitas pessoas, de diversas cidades da região, do estado ou até mesmo do país. A cultura se mistura e viramos um só grupo. Existe, ainda, o pessoal das cantinas, os funcionários da própria instituição, a galera dos cursos vizinhos e claro seus próprios colegas de turma.

Mas por que não usar de todas essas pessoas para se inteirar melhor sobre o que cada um faz de verdade?

Obviamente você pode focar apenas em algum grupo, aquele que você possui mais feeling, que você se sente mais atraído aos assuntos e claro ao segmento de mercado.

Discutir interesses com outras pessoas relevantes ao seu ponto de vista, sobre tal assunto que lhe interessa muito, pode abrir mais a sua mente para tal âmbito ou quem sabe, para muitos outros.

Pessoas conversando sobre assuntos de inovação LCL eventos

Como então, criar um bom networking?

Separamos algumas dicas de como ampliar essa sua rede contato.

Todavia, preparamos alguns pontos básicos para ajudar você, a montar uma boa rede de networking e garantir muito mais conhecimento, é claro.

Seja atencioso

O ser humano quer atenção, isso é de costume, quer ser ouvido e visto por sinal. Seja atencioso, de início a esse processo, apenas ouvindo o que os outros tem a dizer sobre tal assunto. Vá aos poucos adquirindo mais e mais conhecimento, pesquise sobre os temas mais comentados nas rodas conversa e quando estiver pronto, dê a sua opinião.

Seja gentil com os demais, trate todos da mesma forma, "gentileza gera gentileza", lembre-se disso sempre. Você não vai gerar mais e mais contatos sendo grosso e mal-humorado, é preciso saber se comunicar, "a primeira impressão" é sempre a que fica.

Pessoas assistindo uma palestra LCL eventos

Qualidade vs. quantidade

No momento em que se ouve falar em networking, o que nos vem a cabeça é uma rede gigantesca de pessoas e obvio que seria necessário conhecer muitos indivíduos, para se ter uma boa rede de networking. Mas, acreditem a quantidade não interfere na qualidade.

Você pode ter uma rede de contatos de poucas pessoas, porém bem mais eficaz e ativa do que ter vários contatos relacionados aos seus interesses e serem pouco efetivos. Todavia, é muito melhor contar com um grupo pequeno e ativo, que anda junto, do que um grande grupo onde poucos fazem algo realmente bom, que possa agregar a você.

Procure contatos, de fato relevantes

Este é um dos pontos principais, que engloba basicamente tudo que falamos até aqui. De nada adianta o tamanho da sua rede de contatos se ela não for efetiva ou consideravelmente relevante.

O real poder da rede networking está na sua constante habilidade de interação. Quanto mais informação passada e adquirida mais ela está rendendo e te dando resultados, para então atingir o seu objetivo.

Antes de dar início a uma rede de networking, é interessante realizar uma breve pesquisa para saber se esse contato pode realmente agregar ao seu conhecimento ou aquilo que você está buscando. Sua rede de interesse você já conhece, só basta ir atrás de quem de fato pode te ajudar a ser cada dia melhor.

Desenvolva seus relacionamentos com os colegas de grupo

Seja sempre muito afetuoso, nada de ser chato com as pessoas, ok? Tenha um bom relacionamento com os seus colegas de grupo da faculdade, esteja disposto a ajudar quem precisa.

Colabore sempre, tudo que for da sua responsabilidade mantenha em ordem, traga novas ideias ao grupo. Como já mencionamos anteriormente, se você por acaso for novo dentro desse grupo, primeiramente mantenha-se apenas como ouvinte e de certa forma, "monitor", sobre tudo que é discutido neste grupo, faça suas pesquisas se necessário e compartilhe seu conhecimento com os demais, assim que estiver preparado.

Não estamos falando que você precisa ser o "manda chuva", a voz do grupo, que fala por todos. Lógico que não, todos ali tem voz e direito de se expressar da forma que considerar mais adequada. Estamos falando apenas sobre respeito, se as opiniões do grupo as vezes forem contrárias as suas, tudo bem, você está ali para adquirir conhecimento e aumentar sua gama de contatos, é necessário saber respeitar a opinião de cada indivíduo.

Atividade nas redes sociais

Seja ativo nas redes sociais. Hoje em dia todo mundo está nelas, seja apenas em uma ou em todas aquelas consideradas "top" do momento. Mas saiba usá-las como benefício e de maneira adequada.

Não se torne o tipo stalker, não seja a pessoa indelicada que já quer sair adicionando todo mundo e sabendo da vida de todos, assim de cara. Seja sutíl, você tem a opção de ir conhecendo as pessoas aos poucos, no lugar de assustá-las com sua aspereza.

Antes de publicar qualquer conteúdo na internet, faça alguns questionamentos sobre, qual é a mensagem que você está querendo passar sobre você e sobre o que você faz, qual será o real entendimento das pessoas sobre aquilo. Imaginando-se do outro lado da tela, aquele conteúdo seria eficaz e de certa forma relevante para a sua vida e seu crescimento como pessoa?

O Linkedin, hoje, é uma das maiores redes de networking profissional que existe no mundo. Dentro da própria plataforma você pode criar uma espécie de currículo virtual, adicionar as suas experiências de trabalho e também as suas qualificações, um prato cheio para as empresas e para quem quer conhecer melhor o seu lado profissional.

Vários celulares ligados juntos com as mãos mexendo neles

Tenha perspectivas

Caro estudante, amigo, companheiro. De nada adianta não aproveitar essas oportunidades. Trace objetivos para você mesmo dentro dos seus grupos de maior conexão, esteja ciente sobre o verdadeiro motivo pelo qual você está ali, tudo que é discutido no grupo, é de total interesse seu?

Desse modo, se sua resposta for sim, tudo que você precisa agora, é se dedicar para manter esses bons contatos para a sua vida, pessoal, acadêmica e também futuramente profissional.

Gostou desse conteúdo, o que você acha sobre networking, realmente é eficaz? Você pode nos contar tudo isso nas nossas redes sociais, também estamos por lá de olho em todos vocês.

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos