BLOG

Comissão de formatura, afinal, como formar uma?

11/03/2021 - 1

compartilhe


Depois de alguns anos de estudos, várias provas e trabalhos foram entregues. Tudo que um estudante quer é ter a sua formatura dos sonhos, não é mesmo. Como nada se faz sozinho, hoje estamos aqui para falar um pouco sobre a comissão de formatura, muito essencial para que tudo saia dentro do planejado e esperado por todos os formandos!

No entanto, você aí que está pensando em montar uma comissão de formatura para dar start aos preparativos do tão sonhado momento, sabe quais são os diretores que fazem parte da comissão e quais são os seus papéis dentro da mesma? Convidamos você para nos acompanhar nesta saga de descobertas!

Mas por que precisamos de uma comissão de formatura?

Essa dúvida é uma das mais comuns entre os formandos, quando o papo de formatura começa a rolar pela turma. Muitos se perguntam, qual a real necessidade de se construir uma comissão de formatura. Sempre temos várias dúvidas enquanto alunos de faculdade, não é mesmo?!

Então, dessa forma, a comissão de formatura é a ponte entre a turma e a empresa que realizará a formatura em si. Inclusive um dos papéis mais importantes da galera da comissão é, de fato, encontrar uma empresa confiável o suficiente para realizar a colação e a festa de formatura.

Vocês não precisam mais utilizar aquele formato de comissão que mais parece uma empresa, com presidente, vice, secretário e por aí vai. Vamos referenciar cada membro da comissão com seu papel de diretor.

Foto de mesa de reunião com copo e café LCL eventos

Como iniciar uma comissão de formatura?

Concordamos que nem todos os alunos gostam de se envolver tão a fundo nos preparativos da formatura, para isso é necessário a criação da comissão de formatura. Mas por onde devemos começar?

É muito importante ter um número estimado mais preciso de alunos que desejam realizar a colação e a festa. Dessa forma, já se pode delimitar o número de integrantes da comissão, pois para uma turma com poucos formandos, não se mostra necessário possuir muitos membros na comissão.

É primordial que todos os integrantes da comissão estejam dispostos a correr atrás de todos os assuntos burocráticos que envolvem a participação na comissão de formatura. Estejam preparados para tudo que possa vir acontecer.

Delimitar e definir os passos que a comissão de formatura deve seguir é muito importante. Logo na primeira reunião já é definido quais são as expectativas de cada membro, para que assim ninguém se decepcione durante o percurso.

A criação da comissão de formatura é muito relativa, algumas turmas criam a comissão já no início da faculdade, outras já preferem aguardar os dois últimos anos. Mas alinhar as expectativas de todos desde o início faz total diferença no final da caminhada. 

Foto de turma de formatura Psicologia Unoesc LCL eventos

Principais cargos da comissão de formatura

Mas você formando, sabe quais são os papéis de cada membro da comissão e o que exatamente cada um faz? Vamos te contar tudo.

Diretor de Relações Públicas

É necessário que esta pessoa seja muito responsável e comunicativa, já que será responsável pela comunicação interna entre comissão e formandos. Ele ou ela estará à frente da comissão. Esta pessoa será responsável por se comunicar com a turma sobre decisões efetuadas pela comissão, realizar enquetes/pesquisas e levantar alguns problemas de formandos.

É importante gostar de pessoas! Ou seja, ser paciente, entender a “dor” do outro e tentar, sempre, achar o melhor diálogo para resolver problemas ou atritos que, por ventura, ocorram.

Diretor Financeiro

Responsável por todos os orçamentos da formatura e é aquela pessoa que manterá contato direto com a empresa organizadora. Essa é a pessoa que cuidará do Money, plata, pila! Muitas turmas optam por fazer uma caixinha durante os anos de curso. Além disso, a maior parte das turmas fazem arrecadações e utilizam este valor para abater no orçamento.

Para isso, é importante ter uma pessoa responsável pelo controle deste caixa. Afinal, é sempre importante prestar contas para a turma toda no final do período.

Diretor de Arrecadação

Ele é responsável pela organização de eventos de arrecadação, como festas, ação entre amigos, cobrança de caixinha, entre outros. É uma função que exige muita atenção e alinhamento da comunicação com os demais membros da comissão de formatura.

Afinal, o dinheiro arrecadado poderá ser investido em atrativos na formatura ou até para possíveis imprevistos que possam surgir no percurso, como, por exemplo, diferenças de aluguel dos locais do evento, reprovações de alunos, entre outros.

Diretor de Convites

Responsável por todas as aprovações, layouts e afins relacionados aos convites. Pense que o convite vai ficar para a sua vida e para os seus convidados.

Diretor de Organização

Responsável por organizar os arquivos de todos e também da comissão, além disso fica por conta do diretor de organização, a própria organização do drive da turma. Organiza também todas as atas de todas as reuniões realizadas no período, além de todos os outros documentos relacionados.

Diretor de Marketing

O Diretor de Marketing será o responsável por criar estratégias de divulgação e por administrar as contas da turma nas redes sociais. Ele pode além de tudo, divulgar as fotos dos rolês da turma, das viagens, almoços e, porque não, de trabalhos, aprovação de TCC e festas!? Também irá cuidar de toda comunicação da comissão, é muito importante ter conhecimento sobre redes sociais e linguagem de internet, ser criativo e saber lidar com crises que possam surgir.

Mas não se assuste! Ser da comissão tem seus perrengues, mas é gratificante estar à frente e poder participar da realização do sonho das pessoas.

Pensando em montar uma comissão de formatura, mas ainda tem dúvidas de por onde começar? Entre em contato conosco!

AGENDAR REUNIÃO

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos