BLOG

Colação de grau: 10 dicas do que NÃO fazer na sua

01/04/2021 - 1

compartilhe


A colação de grau, é a solenidade que consagra o fim da graduação e o início agora de uma nova fase. A partir daí, cada formando recebe seu título de acordo com a graduação, bacharel ou licenciatura. Neste dia, vários são os protocolos a serem seguidos.

Mas você sabe o que não fazer no dia da sua colação de grau? Vem com a gente, vamos te dar 10 dicas do que não fazer e como se sair muito bem no dia da solenidade, (presencial, Deus abençoa)!

O que é a colação de grau?

Vamos por passos, hein, formando? Está solenidade de outorga de grau ou colação de grau tem, como finalidade, entregar o diploma e também reconhecer o grau acadêmico dos então formandos, como já mencionado. Já a festa de formatura, se trata de um evento festivo, realizado a parte da colação.

Algumas universidades tem o costume de realizar a colação em um dia e o jantar e a festa de formatura no dia seguinte, isso quando as turmas a colarem grau são compostas por muitos formandos. Quando isso não ocorre, as universidades fazem todas as celebrações no mesmo dia.

O que não devo fazer no dia da minha colação de grau?

Pode parecer besteira, mas são essas coisas que podem atrapalhar e prejudicar a sua formatura.

Então, aqui vão algumas coisas que você NÃO deve realizar antes e durante a sua colação de grau:

1 Usar roupa colorida por baixo da beca;

Todos sabem que as solenidades de outorga de grau possuem a sua vestimenta característica, não é mesmo? A famosa beca ou toga, é característica dessas cerimônias. Usada por todos os formandos e corpo docente que compõem a mesa de autoridades, presente no dia.

Mas o que seria correto usar por debaixo da beca? Regra geral, roupa colorida por debaixo da beca, não da galera. Já falamos aqui no blog, sobre tudo que você precisa saber antes da sua colação de grau, neste texto falamos um pouquinho sobre a beca de colação também.

Para não errar, é aconselhável para mulheres, um shorts curto, (preto) de preferência, uma blusinha preta ou talvez um top, melhor evitar vestidos. Para homens, é aconselhável, uma camisa e uma calça na cor preta.

2 Levar e ficar mexendo no celular durante o evento;

Esse dia é muito especial, você não vai perder acontecimentos importantes por estar mexendo no celular não é mesmo?

Se você é do tipo, super conectado. Deixe seu celular com um amigo na plateia, para que ele filme tudo para você. Dessa forma, assim que a solenidade chegar ao fim, você poderá ver todos os registros. Sem contar que pega mal levar o celular e deixar ele vibrando e/ou tocando enquanto acontece a colação, não é mesmo?

3 Exagerar na bebida alcoólica antes da colação de grau;

Tudo bem, você é formando, o dia é para comemorar a sua conquista de anos de entrega. Mas, só vale beber na festa, ok?

Antes do início da colação de grau, sempre tem uma breve comemoração com espumante e tudo mais, para dar aquele start na solenidade. A turma toda se reúne em certo local no evento e da partida para o início da colação, mas só uma tacinha né pessoal, nada de exagerar!

Vamos deixar os B.O. para a festa de formatura ou comemoração em família.

4 Comer muito e comidas gordurosas antes de entrar;

Sempre bate aquela fome na ansiedade, não é mesmo? Mas aqui vão algumas dicas para você formando, faminto!

Se alimente bem no dia que antecede a colação de grau, nada de frituras e comidas mais pesadas, entende? Coma o suficiente. No dia da colação em si, é sempre bom estar com umas barrinhas de cereais junto com você, já que o dia é uma correria, e geralmente as mulheres passam um bom tempo no salão de beleza, para maquiagem e afins, as barrinhas são uma ótima pedida.

Opte por frutas mais leves, como, morango, maçã e kiwi, são frutas super fáceis de encontrar, atemporais e que dificilmente vão pesar no seu estômago, ninguém quer passar mal durante a solenidade e precisar correr para o banheiro, certo?

5 Ficar desanimado na hora de receber o canudo;

Esse é o seu momento, de comemorar e de brilhar. Afinal, você está concluindo a faculdade de fato, um período longo está se encerrando. Merece uma comemoração formidável.

Comemore muito na hora do recebimento do canudo, aponte para a família, beijo no canudo, neste momento vale de tudo, só não vale ficar cabisbaixo ou exagerar. Temos um post super bacana no nosso Instagram que da dicas de como comemorar o recebimento do canudo.

Formanda comemorando colação de grau LCL eventos

Formando comemorando o recebimento do canudo LCL eventos

6 Levar buzinas e afins no dia da colação de grau;

Apesar de serem objetos que de certa forma, expressão comemoração e euforia, em colações de grau, são EXPRESSAMENTE PROIBIDOS.

De fato, são itens que causam um certo incomodo se utilizados constantemente dentro de um ambiente fechado. Reiteramos que são expressamente proibidos durante a colação de grau, tudo bem caso você os utilize na sua festa de formatura.

Imagem de proibido vuvuzela e buzina LCL Eventos

7 Esquecer o protocolo de recebimento do canudo;

E se eu pegar o canudo com a mão errada? E se caso eu tropece no início, posso voltar?

Vai com calma, formando(a), o momento do recebimento do canudo, é muito tranquilo pode confiar. Por aqui realizamos sempre um ensaio pré-formatura, para que tudo ocorra como esperado no dia da colação de grau em si.

Todos os passos são repassados para todos os formandos presentes no ensaio, por isso se faz tão necessário participar de tal. Aqui no blog já falamos também sobre tal importância, da participação. É válido lembrar que cada instituição de ensino tem os seus próprios protocolos no dia da solenidade, é bom ficar atento a isso pois não existe uma regra geral.

Formando recebendo o canudo de colação de grau LCL Eventos

8 Chegar atrasado para a colação de grau;

Esse item sim, é regra geral. O evento é todo seu, a colação é toda sua, você não vai chegar atrasado no dia da comemoração de vários anos de esforço, não é mesmo?

Eu sei, a ansiedade bate forte neste dia, mas meio que por regra geral, mesmo, as universidades não costumam atrasar o horário com relação a essas solenidades, o horário previsto para início da mesma, raramente sofre alteração por conta de atrasos. Horário marcado deve ser respeitado, como já mencionado anteriormente, boa parte das universidades e turmas de formandos, acabam por realizar tudo no mesmo dia, colação e festa de formatura, então quando existem vários formandos para colarem grau, dificilmente esta solenidade vai atrasar para o seu início, já que todos ainda tem seu jantar de formatura e logo após devem se dirigir ao local da festa.

Algumas turmas optam por realizar tudo no mesmo local, colação, jantar e festa de formatura, mas qualquer atraso, de qualquer pessoa que seja, já vai ocasionar atrasos maiores nos demais protocolos a serem seguidos no dia.

É necessário que cada formando esteja no local da colação, em torno de 2hrs antes do início da solenidade, para que não ocorra nenhum tipo de atraso, que possa prejudicar os demais. Fique atento formando, você não gostaria que alguém atrasasse no seu dia de brilhar, não é mesmo?

Conclusão

Enfim, meus emocionados, espero que isso tudo possa ajudar no seu planejamento, pois o mais que importante é que dê tudo certo, no seu grande dia. Vocês sabem que qualquer dúvida podem contar com a gente, não é mesmo?

Vai lá nas nossas redes sociais e nos conta se você conhecia todas essas dicas, e se este conteúdo foi válido para você também.

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos